O uso da cor em ambientes, pode torná-los mais estimulantes e agradáveis. A psicodinâmica das cores define a maneira pela qual a cor interfere na mente e no comportamento do ser humano e como interferem na produtividade. A cor tem, ainda, ressonâncias culturais e simbólicas.
Em um plano geral:
cores claras: quanto mais claro o ambiente, mais ampla ele parecerá. Entretanto uma loja completamente clara, pode criar uma loja completamente fria, sem vida.
cores escuras: as cores escuras suavizam ambientes demasiadamente grandes. Entretanto, as tonalidades escuras podem também, enobrecer a loja.
cores pastéis: as cores pastéis criam ambientes mais calmos, mas podem também criar ambientes não tão interessantes, principalmente para ambientes de grande circulação.
cores fortes, primárias: as cores fortes são utilizadas sobretudo em comunicação visual ou em pequenos detalhes. Chamam a atenção, porém, cansam rapidamente seus consumidores.
cores escuras: as cores escuras suavizam ambientes demasiadamente grandes. Entretanto, as tonalidades escuras podem também, enobrecer a loja.
cores pastéis: as cores pastéis criam ambientes mais calmos, mas podem também criar ambientes não tão interessantes, principalmente para ambientes de grande circulação.
cores fortes, primárias: as cores fortes são utilizadas sobretudo em comunicação visual ou em pequenos detalhes. Chamam a atenção, porém, cansam rapidamente seus consumidores.
O uso indiscriminado de cores variadas pode causar poluição visual e dificultar a legibilidade dos produtos expostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário