21.7.11

{Materiais} Azulejos

Muito querido por arquitetos e designers principalmente pelo encanto que proporcionam, os azulejos artísticos transcendem para algo mais do que um simples elemento decorativo de pouco valor intrínseco. Apresentam não só uma riqueza cromática, mas a possibilidade de comunicar, harmonizar e integrar ambientes com seus usuários. 

Antigamente com características mais rebuscadas, assentamento minucioso e círculo de cores restrito, hoje em dia as peças são “limpas”, as cores são infinitas e até o assentamento muitas vezes pode ser feito de maneira aleatória.

Espora – Alexandre Mancini

Peso – Alexandre Mancini

Artifícios geométricos – Alexandre Mancini

Victoria – Alexandre Mancini

Profissionais de Destaque 

Quando o assunto são essas peças cerâmicas, o primeiro nome que vem a cabeça é o artista Cândido Potinari com seus painéis que embelezam a região da Pampulha. Mas não se engane, essa arte já encontra nomes bem mais atuais e com design bastante inovador. A seguir, dois artistas ímpares da azulejaria brasileira moderna. 

Athos Bulcão
Entre as várias atividades que Athos Bulcão desempenhava, a sua habilidade e criatividade como mosaicista foi marcante. Nascido no Rio de Janeiro em 1918, morreu aos 90 anos e deixou obras que inspiram e fazem a integração entre a arte e a arquitetura nos lugares onde se encontram. Em colaboração com Oscar Niemeyer, fez parte da construção de Brasília. E é lá onde encontramos a maior parte de suas obras.

Congresso Nacional |Brasília

Congresso Nacional |Brasília

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima |Brasília

Aeroporto internacional Juscelino Kubitschek |Brasília


Alexandre Mancini
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, é considerado um dos principais artistas da azulejaria brasileira contemporânea. Alexandre Mancini utiliza em seus painéis o conceito da composição modular aleatória onde a maneira livre de assentamento resulta em ritmos e movimentos variados e instigam a participação dos espectadores através da percepção sensorial.

Painel – Nome do azulejo: O cerrado

Painel – Nome do azulejo: Espora

Painel – Nome do azulejo: Lâminas|Belo Horizonte

Painel na Velvet Club|BH


Fontes:
http://www.fundathos.org.br/athos-bulcao
http://www.alexandremancini.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário