11.4.11

Cores! Parte 2

Como foi mostrado no post anterior o uso da cor nos ambientes é uma das principais formas de estimular sensações em seus usuários. Isso ocorre porque a cor é uma das percepções que mais contribuem para a estruturação do psiquismo humano, proporcionando interferências no humor e na emoção das pessoas. Desanimando ou inspirando uma compra, ativando um estado emocional ou até mesmo despertando impulsos sem que sejam percebidos.

O uso da cor em ambientes, pode torná-los mais estimulantes e agradáveis. A psicodinâmica das cores define a maneira pela qual a cor interfere na mente e no comportamento do ser humano e como interferem na produtividade.  A cor tem, ainda, ressonâncias culturais e simbólicas.

Em um plano geral:
cores claras: quanto mais claro o ambiente, mais ampla ele parecerá. Entretanto uma loja completamente clara, pode criar uma loja completamente fria, sem vida.

cores escuras: as cores escuras suavizam ambientes demasiadamente grandes. Entretanto, as tonalidades escuras podem também, enobrecer a loja.

cores pastéis: as cores pastéis criam ambientes mais calmos, mas podem também criar ambientes não tão interessantes, principalmente para ambientes de grande circulação.

cores fortes, primárias: as cores fortes são utilizadas sobretudo em comunicação visual ou em pequenos detalhes. Chamam a atenção, porém, cansam rapidamente seus consumidores.

 O uso indiscriminado de cores variadas pode causar poluição visual e  dificultar a legibilidade dos produtos expostos.

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